Publicado em: 13/05/2019 por Aida Martinez

Quais condições e recursos deveriam estar implícito na ÉTICA EMPRESARIAL?

Quais condições e recursos deveriam estar implícito na ÉTICA EMPRESARIAL?

A definição resumida de ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização, que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. É o comportamento da empresa quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas).

O tripé missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para criação, organização e desenvolvimento empresarial. A partir de sua definição, é possível fazer o planejamento estratégico, direcionar os funcionários e criar laços com os clientes. Só quê, para a empresa alçar interesse, confiança, credibilidade, acolhimento e fidelização com seu público alvo, todo esse processo deve ser alicerçado inicialmente em sua equipe de funcionários e colaboradores.

Profissionalismo, Prontidão, Respeito, Comprometimento e Ética são valores indissociáveis e devem ser observados pelo consumidor final, se isso também é preponderante no ambiente de toda equipe profissional envolvida. O que pode nos dar pistas de quê algo não é exatamente ÉTICO dentro de uma empresa, diz respeito a Postura dos Profissionais, porque traduz como é, ou não, prazeroso trabalhar naquele local. O corpo nunca mente, ele transborda informações o tempo todo. Por exemplo, Expressão facial (satisfação), Estabilidade da Coluna (segurança profissional), Corpo para um lado oposto e a Cabeça para o outro (desinteresse) e assim por diante.

A empresa deve conceder o mínimo de esforços para integrar, respeitar e proporcionar ao funcionário condições físicas, ergonômicas, sociais e profissionais para quê o mesmo mostre o seu melhor, a sua potência, o seu desejo de aprender e principalmente enaltecer o senso de pertencimento ao grupo profissional em questão. Somente assim, missão, visão e valores podem ser levados em conta como ÉTICA dentro de uma empresa.